Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Charadriiformes
Subordem: Lari
Família: Laridae
 Rafinesque, 1815
Subfamília: Larinae
 Rafinesque, 1815
Espécie: L. atricilla

Nome Científico

Leucophaeus atricilla
(Linnaeus, 1758)

Nome em Inglês

Laughing Gull


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Gaivota-alegre

A gaivota-alegre é uma ave charadriiforme da família Laridae.

Seu nome significa: do (grego) leukos = branco; e de phaios = escuro; leucophaeus = cor de cinzas, cinza esbranquiçado; e do (latim) ater = preto; e cilla = cauda, rabo. ⇒ (Ave) acinzentada de rabo preto.

Características

Mede 41 centímetros. Possui asas, costas e dorso cinzentos, primárias negras e de pontas brancas e marcas escuras na nuca em sua plumagem de descanso reprodutivo.

Alimentação

Consta que pirateia outras aves marinhas, forçando-as a regurgitarem o alimento contido no papo, especialmente o dos grandes pelicanos.

Reprodução

Hábitos reprodutivos…

Hábitos

Outros hábitos…

Distribuição Geográfica

Visitante do Hemisfério Norte, ocorre do estuário do rio Amazonas até o Maranhão. Já foi registrado, também, no Rio Grande do Sul. Típica das costas atlânticas da América do Norte, Antilhas, Sul de Califórnia e do norte de América do Sul. Esta espécie é muito rara na Europa e a sua ocorrência em Portugal pode ser considerada excepcional. Em 2005 houve uma invasão sem precedentes, tendo a espécie sido observada em diversos locais dos Açores e em diversos países da Europa.

Referências

Galeria de Fotos